Blog

Rede de Inovação Aberta em Saúde ampliará parceiros

Representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) visitaram o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) para estreitar o relacionamento entre as partes, conhecer a nova sede do Instituto e principalmente definir as ações necessárias para suprir os desafios de estruturação da Rede de Inovação Aberta em Saúde. A criação da Rede foi definida a partir da parceria entre a Escola e o Instituto Idesco, firmada em dezembro de 2021. Pelo convênio, profissionais de saúde, pesquisadores e técnicos das indústrias atuarão em conjunto para o desenvolvimento de dispositivos e soluções tecnológicas voltados ao campo da saúde.  

Marcelo Alcantara, superintendente da ESP/CE, destacou o papel da Escola na implantação de uma cultura de inovação em saúde e no fortalecimento desse ecossistema no Ceará. “À frente da ESP, eu tenho essa missão de trabalhar para implantar uma cultura da inovação em saúde. É uma satisfação estar aqui com o Idesco porque precisamos realmente sair das caixas. Se quisermos inovar, não tem outro caminho”, afirmou.

A partir do acordo firmado entre as instituições, com duração inicial de cinco anos, o Idesco é responsável pelo LPS – Laboratório de Prototipação em Saúde, divulgação das inovações a ele relacionadas, gerenciamento de portfólio dos produtos e assessoramento da ESP/CE. A parceria permitirá, ainda, o fortalecimento do papel da Escola, enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), no incentivo à produção e incorporação de conhecimento e novas tecnologias.

Durante o encontro, foram visitados os setores de produção, entre eles o LPS, que já está em funcionamento, e também outros Laboratórios do Idesco, como: o Laboratório de Inteligência em Gestão de Ambientes Complexos (LIG), o Laboratório de Ciência Quali e Quanti, setores administrativos e áreas de convivência. “Na ESP/CE, nós estamos respirando inovação. Plantando e vendo isso florescer na Escola ao mesmo tempo em que trabalhamos para o fortalecimento desse ecossistema”, completou Alice Pequeno, diretora de Inovação e Tecnologias (Ditec).   

O Prof. Dr. Samuel Façanha, diretor conselheiro do Idesco, destacou que a visita permitiu uma apresentação mais ampla entre as equipes, um alinhamento dos próximos passos, definição dos modelos de atuação da Rede de Inovação e articulações para a ampliação dessa ideia, com a adesão de novos participantes.
Pela equipe do Idesco, participaram da recepção ao time da ESP/CE os diretores conselheiros: Samuel Façanha, Nilo Alves, Hermano Carvalho, Roberto Pinto e a equipe técnica, Thiago Barros, coordenador do LPS, Sales Ávila, professor e pesquisador do LPS e Aparecida Tavares, gerente administrativa.

Inove junto com o IDESCO