Blog

Idesco apoia parceiros para realizar ações de impacto na sociedade

“A partir de compromissos como, realizar ações que impactem positivamente o Desenvolvimento Sustentável das localidades onde atua e promover a co-criação das estratégias que pautam suas ações, realizando conexões e interação com seus parceiros e colaboradores nos setores de atuação, o Instituto Idesco realiza o gerenciamento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). 

Nesse âmbito, os projetos são construídos em parceria com empresas que sejam contempladas com incentivos fiscais, incluídos na Lei de Informática, na Lei da Inovação, na Lei do Bem, na Rota 2030 ou em leis de incentivo ao setor energético e executados sob a coordenação de pesquisadores e professores da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A partir dessas ações, o Instituto aproxima os ambientes acadêmico e científico com o mercado e, consequentemente, amplia as possibilidades de transferências de tecnologias.

“O Idesco atua, desde 2014, na interveniência dos projetos contemplados por incentivos fiscais da Lei da Informática. Atua, principalmente, no gerenciamento administrativo e financeiro dos projetos, em parceria com os coordenadores e as empresas contempladas, como forma de garantir a segurança dos atos realizados, a adequabilidade das prestações de contas e a transparência dessas ações. Contamos, por exemplo, com serviços de auditoria contínua da empresa P&L auditores independentes S/S, cadastrada no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, com expertise em auditorias em Leis de Incentivos fiscais. Esse serviço é ofertado aos nossos parceiros para  apoiar a operacionalização financeira durante a execução do escopo de cada projeto”, declara Rafaela Cajado de Alencar – Gerente de Projetos do Instituto Idesco.

Nessa trilha, o Instituto tem como um dos seus principais parceiros a Dell, que operacionaliza projetos com o Idesco desde 2014, por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead), fundado em Fortaleza, em 2011. Formado em parceria com grandes instituições de ensino do estado do Ceará, o Centro de Pesquisa é mantido com recursos de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), conforme a Lei nº 8.248/91, a Lei de Informática.

Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional
Um dos resultados dessa ação entre o Lead (Dell), Idesco, Uece e Secretaria da Saúde são cursos ofertados pelo Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional.
As seleções ocorrem frequentemente e são abertas para residentes do Estado do Ceará. Tem prioridade na ocupação das vagas, as pessoas com deficiência (cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará), familiares de pessoas com deficiência e/ou cadastradas no Programa Mais Infância Ceará e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por ser realizado a partir do investimento da DELL, o projeto oferta os cursos gratuitamente.

“O Lead é formado por uma equipe multiprofissional que valoriza a diversidade e a inclusão. Ao longo de sua história, tem atuado com inovações tecnológicas para apoiar a transformação do mercado e da sociedade. Trabalha com pesquisa e desenvolvimento de soluções em diversas áreas, como: processamento de linguagem natural, dispositivos vestíveis, inteligência artificial, desenvolvimento de ferramentas web e mobile, utilizando de tecnologias atuais do mercado”, declara Éder Soares, Líder do LEAD.

Ainda esse semestre, o programa já ofertou 1.000 vagas. As aulas estão previstas para iniciar em 18 de outubro. São totalmente on-line por meio da plataforma DAL (Dell Accessible Learning). Prevê horários de estudo flexíveis e acompanhamento por tutores a distância (para turmas que possuem pessoas com deficiência). Cada trilha é composta por 2 (dois) cursos, que serão ofertados de maneira sequencial.

“Me inscrevi nesse curso da Dell | Lead com dúvidas se eu iria realmente poder captar uma boa porcentagem de conhecimento. Porém me surpreendi, pois nele eu aprendi muitas coisas novas e revisei antigos conhecimentos adquiridos. Ele me ensinou que o ensino EAD pode sim lhe entregar bons resultados quando há o comprometimento da equipe pedagógica, a plataforma com estrutura adaptada para diferentes tipos de acessibilidades e uma estruturação boa das formas avaliativas de cada aula,” declara Ana Beatriz Lisboa, aluna do LEAD.

Para as pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a plataforma virtual dispõe de acompanhamento de intérpretes de Libras. Há também outros recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma e nos conteúdos, como: alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.”

Inove junto com o IDESCO