Blog

Laboratórios do Idesco reforçam Redes de Inovação

O Instituto Idesco já conta com novos laboratórios para facilitar o acesso de pesquisadores e empreendedores a equipamentos, softwares e espaços de aprendizagem. Localizados em Fortaleza, os equipamentos representam um passo definitivo para a consolidação do Idesco enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia.

No total, quatro ambientes integram a nova estrutura. São eles: Laboratório de Prototipação de Tecnologias em Saúde (LPS); Laboratório de Inteligência em Gestão de Ambientes Complexos (LIG), Coworking do IDESCO (IDESCO-LAB) e o Laboratório de Ciência de Dados e Métodos Qualitativos e Quantitativos (Q2Lab).

Esse conjunto de Laboratórios e espaços dedicados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) se conectam com outras redes de laboratórios abrigados em outras ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiras.

Os laboratórios são ambientes de aprendizagem, contam com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso para auxiliar inventores, empreendedores e startups a desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores.

O Q2Lab, o mais recente implantado, tem importante parceria com o PPGA/UECE (Programa de Pós-graduação em Administração da UECE). Irá atuar em projetos de P,D&I que tenham como base o conhecimento de métodos quantitativos e qualitativos no tratamento e análise de dados e informações.

O LIG – laboratório de P,D&I está focado no campo da gestão de ambientes complexos. Irá ancorar a produção de modelos, frameworks e soluções inovadoras que atuem em em problemáticas ligadas à gestão em diferentes ambientes e organizações, considerando a existência de diversos atores. A complexidade pode se revelar em dimensões como a sustentabilidade econômica, social e ambiental ou em ambientes como as cidades e os oceanos

O LPS é um espaço de produção de protótipos de tecnologias em saúde, atuando em rede com as ICTs do estado que desenvolvem soluções desta natureza. “O LPS se posiciona em uma jornada de evolução de tecnologias em saúde.  Irá promover, inclusive, a difícil tarefa de completar o ciclo de inovação, entre as universidades (pesquisadores) e indústria” declara Samuel Façanha.

Outro espaço, o Coworking do Idesco (IDESCO-LAB) permite uma colaboração contínua entre outras diversas áreas de atuação do Instituto. Contribuindo com o processo, desde o desenvolvimento de projetos de P,D&I, fora das áreas de atuação dos outros laboratórios, até o abrigo de equipes de criação e aceleração de Startup e Empresas de Base tecnológica, principalmente spin-offs de projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Inove junto com o IDESCO