Blog

Maranguape Inteligente abre canal para demandas da População

A equipe de pesquisadores do Programa Maranguape Inteligente apresentou o Sistema CityViu, dando sequência ao Projeto Maranguape Inteligente. A ferramenta reúne informações estratégicas para apoiar os cidadãos e a prefeitura na definição das ações e projetos prioritários para a cidade. Um dos destaques é o ViuCidadão, módulo que integra o framework do CityViu e viabiliza a participação direta da população local. Por meio da identificação das suas necessidades reais, os cidadãos encontram espaço para expressar sua vivência na cidade e suas principais demandas.

O CityViu é ainda formado por outros três módulos ViuMaps, ViuDados e ViuGov. Essas partes são compostas por dados da cidade, recolhidos em publicações oficiais, com informações e a localização de empreendimentos econômicos, dos equipamentos públicos, além de informações sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura e os estágios de cada um deles.

O City Viu é baseado na lógica dos territórios e permite a atualização contínua das informações, geradas por meio do uso tecnológico da inteligência artificial. Também estará disponível para consulta da população um amplo levantamento de dados de órgãos oficiais referente ao panorama da cidade, além do perfil analítico desses dados como desenvolvimento territorial, preservação e desenvolvimento do meio ambiente, além de dados socioeconômicos, em geral.

O que é o Maranguape Inteligente

Modelo conceitual de Gestão Inteligente de Cidades, desenvolvido pelo Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades – LAGIC, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, realizado em parceria com o IDESCO – Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento, a metodologia centra-se no binômio participação da população e conhecimento científico. Assim é possível conectar a opinião do povo e suas demandas com o cotidiano da administração pública municipal.

Os técnicos e pesquisadores do Instituto Idesco realizam atividades e utilizam métodos científicos tornando possível incorporar a inteligência coletiva da população à gestão das cidades. A partir dessa interação entre as partes, são definidas soluções que sejam compatíveis com o orçamento público e que adicionem maior bem-estar para a população.

A cidade de Maranguape, no Ceará, é o primeiro município a consolidar esse projeto.

Inove junto com o IDESCO