Blog

Novos laboratórios reforçam o papel do IDESCO como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT)

Em breve, o Idesco contará com novos laboratórios para facilitar o acesso de pesquisadores e empreendedores a equipamentos, softwares e espaços de aprendizagem. Localizados em Fortaleza, os equipamentos representam um passo definitivo para a implantação de novos espaços dedicados à Ciência e à Tecnologia no Ceará e no Nordeste.

“Ao contar com esse conjunto de laboratórios, o Instituto consolida sua missão de produzir conhecimento científico e tecnológico, gerando impacto positivo sobre o desenvolvimento do nosso Estado”, declara o Prof. Dr. Samuel Façanha, membro do Conselho Diretor do Idesco. “Esse conjunto de Laboratórios e espaçõs dedicados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) se conecta com uma rede de laboratórios de outros ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) parceiros”, complementa.

Os laboratórios são ambientes de aprendizagem, contam com equipe multidisciplinar e infraestrutura de acesso para auxiliar inventores, empreendedores e startups a desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores. “A implantação desses laboratórios nos permite efetivar e ampliar nossas dinâmicas da co-criação e do codensenvolvimento, atuando de forma colaborativa”, ressalta o Prof. Samuel.
No total, quatro ambientes vão integrar a nova estrutura do Idesco.
Laboratório de Ciência de Dados e Métodos Quali e Quantitativos (Q2Lab);  Laboratório de Inteligência em Gestão de Ambientes Complexos (LIG); Laboratório de Prototipação de Tecnologias em Saúde (LPS) e o Coworking do IDESCO (IDESCO-LAB).

O Q2Lab terá importante parceria com o PPGA/UECE (Programa de Pós-graduação em Administração da UECE). Irá atuar em projetos de P,D&I que tenham como base o conhecimento de métodos quantitativos e qualitativos no tratamento e análise de dados e informações.

 O LIG – laboratório de P,D&I está focado no campo da gestão de ambientes complexos. Irá ancorar a produção de modelos, frameworks e soluções inovadoras que atuem em questões de gestão em espaços coletivos humanos. A complexidade pode se revelar em dimensões como a sustentabilidade econômica, social e ambiental ou em ambientes como as cidades e os oceanos.

O LPS é um espaço de produção de protótipos de tecnologias em saúde, atuando em rede com as ICTs do estado que desenvolvem soluções desta natureza. “O LPS se posiciona em uma jornada de evolução de tecnologias em saúde.  Irá promover, inclusive, a difícil tarefa de completar o ciclo de inovação, entre as universidades (pesquisadores) e indústria” declara Samuel Façanha.
Outro espaço, o Coworking do Idesco (IDESCO-LAB) permite uma colaboração contínua entre outras diversas áreas de atuação do Instituto. Contribuindo com o processo desde o desenvolvimento de projetos de P,D&I, fora das áreas de atuação dos outros laboratórios, até o abrigo de equipes de criação e aceleração de Startup e Empresas de Base tecnológica, principalmente spin-offs de projetos desenvolvidos pelo IDESCO.

Inove junto com o IDESCO