Blog

Uso da Inteligência Artificial nas Empresas

Os seres humanos têm a capacidade de pensar e entender questões complexas sobre si e o universo. A Inteligência Artificial (IA) visa não apenas compreender essas questões, mas construir entidades inteligentes. 


Desde o nascedouro da IA durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma evolução em métodos, técnicas, equipamentos e aplicações. Não seria diferente com as empresas em perceberem a IA como mais uma opção em aperfeiçoar o conhecimento de oportunidades e a solução de problemas. Por conseguinte, surgiu uma subárea da IA denominada Machine Learning ou, em português, Aprendizagem de Máquina.


Antes de tratarmos sobre essa subárea da IA, tentem responder à seguinte pergunta: o que é aprendizado? Podemos definir como a capacidade de adaptação e aperfeiçoamento de comportamentos e respostas. Portanto, é uma das propriedades mais relevantes dos seres inteligentes, sejam humanos ou não.

 
Podemos aprender por meio de modelos prévios estabelecidos, denominada de Aprendizagem Supervisionada, ou mesmo sem parâmetros prévios, denominada de Aprendizagem Não Supervisionada. Em ambos os casos, usamos algoritmos que aprendem e permitem que computadores reconheçam padrões. 


Que tal empregar algoritmos que tentam imitar o cérebro humano? Surge a Deep Learning ou a Aprendizagem Profunda, a qual é responsável por avanços recentes em reconhecimento de imagem, áudio e fala. 


Como uma empresa pode usar esses tipos de aprendizagem?São dezenas de aplicações que as empresas podem se utilizar para identificar oportunidades e resolver problemas. Podemos usar a IA para encontrar um padrão de clientes que podem romper com a empresa ou ainda encontrar aqueles clientes que têm uma maior tendência de se tornar mais rentáveis. Esse mesmo tipo de procedimento pode ser utilizado para detectar tentativas de fraudes ou ainda analisar riscos em operações financeiras. 


Pode-se agrupar clientes por similaridade encontrando grupos semelhantes para, em seguida, realizar ações específicas de marketing. Há a possibilidade em prever a intenção de compra de clientes, recomendação de produtos/serviços mais adequados a um determinado cliente ou ainda detectar gastos com cartão de crédito ou outra forma de pagamento. 


Essas aplicações só são possíveis com o uso de computadores mais potentes e com as unidades de processamento de gráfico (GPUs) que possibilitam o processamento de resultados computacionais, em algumas dezenas de vezes mais rápidas.

 
O que sua empresa está esperando para entrar no mundo da Inteligência Artificial e se diferenciar no mercado?O Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO) possui o Laboratório em Pesquisas Avançadas (Q2Lab) que detém recursos computacionais e humanos com a capacidade em contribuir com soluções para empresas.

 
Coordenador do Q2Lab: Prof. Dr. Marcio Mota.

E-mail: q2lab@idesco.org.br

Inove junto com o IDESCO